Suporte Técnico

FAQs sobre Tacógrafos Digitais

Nesta seção, apresentamos-lhe as perguntas sobre Tacógrafos Digitais.

 

Tacógrafos Digitais

Para conhecer as respostas, faz favor faça click sobre a cada uma das perguntas.

 

Em que consiste precisamente um tacografo? Que tipos de tacografos oferece a Ful-Mar?
Um tacografo é um computador de bordo de alta precisão que permite um controle estrito sobre todas as variáveis do veículo e de sua condução, medindo e registrando dados tais como velocidades, paradas, tempo de funcionamento do motor, excessos de R.P.M., freadas bruscas e outras variáveis.

Permite obter um ótimo controle sobre a atividade das frotas de caminhões, ônibus e todo tipo de veículos, com a conseguinte economia em custos operativos e a obtenção de outros benefícios de negócios como o monitoramento de segurança, por exemplo.

A Ful-Mar oferece tacografos digitais, que são superiores aos tacografos analógicos em todos os aspectos, especialmente em matéria de segurança e integridade da informação dos dados.

Além disso, pomos à disposição dos compradores interessados diversas alternativas, não somente quanto a modelos de tacografos (por exemplo, o novo modelo de tacografo FMD-1000 e o tacografo DG-512 XP), como também no que se refere à integração ao tacografo de diferentes dispositivos e serviços, criando verdadeiras soluções tecnológicas para o transporte, adequando-se às necessidades de cada cliente.
Quem tem a obrigação legal na Argentina de implantar o tacografo nos seus veículos de transporte?
A partir do ano..... (completar com a data) por..... (completar norma: lei, resolução Nº.....), na Argentina
todos os veículos que transportam mercadorias e passageiros devem utilizar obrigatoriamente o tacografo. Até esse momento, o tacografo unicamente era obrigatório para o transporte de mercadorias perigosas e para veículos de passageiros que transportavam mais de dez pessoas.

Atualmente, praticamente todo o espectro do transporte profissional tem que implantar o tacografo, desde uma picape até os veículos de passageiros que transportam oito pessoas, por exemplo, as vans. Trata-se de uma disposição nacional que estabelece o novo regime de uso do tacografo.
Devido à obrigatoriedade legal dos tacografos para todo o transporte profissional na Argentina, precisam de uma homologação?
Na Argentina, até este ano 2010, não tem nenhum tipo de homologação. Existe uma nova regulamentação do tacografo segundo a qual deveria se homologar, mas ainda está em andamento o processo de homologação definitivo devido à falta de instrumentos de medição e diretrizes.

Nossa empresa tem homologado o tacografo DG-512 XP no Chile no ano 2009, o único país da América Latina que tinha nesse momento uma homologação, que era e é muito estrita. A Subsecretaria de Transportes, dependente do Ministério de Transportes e Telecomunicações de acordo com a Resolução 469, autorizou a utilização do Tacografo DG-512 XP em todo o território chileno.

Por outro lado, nosso tacografo FMD-1000 cumpre com as normativas vigentes no MERCOSUL, a União Europeia, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Equador e México.
É importante que em algum momento na Argentina o Estado exija a homologação do tacografo?
Sim, é importante que na Argentina seja exigida a homologação do tacografo. Esta exigência trará um saneamento no mercado, devido a que qualquer transportador que quiser comprar um tacografo deverá exigir que o aparelho esteja homologado para estar tranquilo que está colocando nos seus veículos um instrumento que não cumpre somente com as normativas legais, mas também com os requerimentos técnicos que garantem sua confiabilidade.

Quando isso acontecer na Argentina, nossa empresa apresentará os modelos de tacografos Ful-Mar à homologação correspondente, como fizemos com muito sucesso no Chile, cujo sistema de homologação é muito severo.
A implantação dos tacografos Ful-Mar reduz os custos operativos de minha frota de veículos? De que maneira?
Sim. A implantação de qualquer modelo dos tacografos digitais Ful-Mar, nos veículos de sua frota, diminui drasticamente os custos operativos de sua empresa de transporte, entre eles:

- Redução de acidentes e consequente diminuição de custos por responsabilidade contra terceiros.
- Redução dos valores do seguro dos veículos.
- Redução de custos por consumo de combustível, devido à melhora nas modalidades de condução dos seus motoristas.
- Impedem o desgaste prematuro do motor e de outras peças do veículo (pneus, freios, embreagem, etc.), diminuindo despesas de manutenção e reposição e aumentam a vida útil do veículo.
- Evitam o desvio de rotas e reduzem os custos que se provocam como consequência desses desvios.
- Facilitam o cumprimento das normas de trânsito, evitando a aplicação de infrações e multas; portanto também se reduzem as despesas ligadas com essa questão.
Quais são os benefícios concretos que dão os tacografos Ful-Mar a minha empresa de transporte?
Entre os benefícios concretos que os tacografos Ful-Mar outorgam a sua empresa de transporte, muito sinteticamente, podemos mencionar:

Monitoramento de Segurança:

- Redução de acidentes
- Monitoramento e melhora das formas de condução
- Segurança para os seus funcionários
- Segurança do seu patrimônio veicular

Controle Logístico:

- Análise da informação dos veículos
- Análise da informação sobre os motoristas
- Cumprimento de horários e rotas planejadas.

Redução de Custos

- Redução de custos por consumo de combustível.
- Redução de valores de seguros de veículos.
- Diminuição de custos de manutenção e reposição e aumento da vida útil do veículo.
- Redução de custos evitando desvios de rotas.
- Redução de despesas por infrações e multas.
Quais são as principais vantagens competitivas da linha de tacografos Ful-Mar?
As principais vantagens competitivas da linha de tacografos Ful-Mar são seu alto nível de confiabilidade e sua ótima eficiência no que a informação e outros dados referem-se.

Confiabilidade
O alto nível de confiabilidade de todos os tacografos Ful-Mar se manifesta, basicamente, a seguir:

- Garantia de confiabilidade de todos os dados registrados. Os dados registrados por qualquer modelo de tacografo são fidedignos e estão mais bem protegidos contra as fraudes.
- O tacografo detecta e registra incidentes e falhas, e por sua vez, realiza um auto-diagnóstico e comprovações automáticas do seu próprio funcionamento.

Eficiência
As características que sintetizam a ótima eficiência dos tacografos Ful-Mar são, entre outras:

- O tacografo permite armazenar dados sobre a atividade do motorista durante períodos extensos que vão desde o tempo de condução até o consumo de combustível e, segundo o modelo, pode se fazer um levantamento cronológico de dados detalhando a atividade efetuada pelo veículo e identificar os motoristas que o utilizaram permitindo o controle na condução.
- Todos os modelos de tacografo permitem descarregar e transferir facilmente toda a informação registrada e armazenada, mediante diferentes métodos.
Quais são as características diferenciais do novo tacografo FMD-1000 da Ful-Mar?
As características diferenciais do novo Tacografo FMD-1000 da Ful-Mar, sinteticamente, são as seguintes:

Ótimo Desenho e Uso
O tacografo FMD-1000 harmoniza estética e facilidade de uso. Tem um desenho compacto, de formato stereo, com uma estética impecável e, além disso, está montado para que seja de uso fácil para os correspondentes usuários, desde a própria empresa até o motorista ou a autoridade de fiscalização.

Tecnologia de Ponta
É suficiente enumerar algumas das especificações técnicas do tacografo FMD-1000 para dar uma ideia do nível da tecnologia aplicada. Por exemplo, podemos salientar que: incorpora simultaneamente GPS, GPRS, Cartão Chip para o motorista, Leitor de Cartão SD, Bluetooth e Impressora gráfica. Possui 2 Gb de memória interna expansível, Acelerômetro 3D e 6 entradas e 4 saídas digitais para controlar qualquer tipo de dispositivo e conta com Firmware reprogramável e descarga automática de dados via GPRS e, além de tudo, um Microprocessador de 32 bits com sistema operativo embebido.

Integridade Informativa
Hoje em dia a tecnologia deve garantir a disponibilidade da informação e dados autênticos e organizados. O tacografo FMD-1000 facilita a seus usuários a informação solicitada, de modo confiável e integral, permitindo sua análise, avaliação e aproveitamento no âmbito empresarial, em função dos objetivos de negócios de cada firma.

Versatilidade
O tacografo FMD-1000 se adéqua aos requerimentos e necessidades de diferentes territórios e tipos de clientes.
Quanto ao âmbito territorial, o tacografo FMD-1000 cumpre com as normas vigentes no MERCOSUL, a União Europeia, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Equador e México. Na era da globalização ou mundialização (como queira chamá-la) este não é um assunto menor, principalmente se tem em consideração que na área de transporte muitas vezes precisam-se atravessar fronteiras e viajar de um país para outro sem dificuldades.

Por outro lado, o tacografo FMD-1000 pode combinar-se com diversos dispositivos que permitem adaptá-lo com facilidade aos requerimentos específicos de diferentes setores ligados ao transporte como por exemplo: as empresas de logística, as petroleiras, as de transporte público e outras indústrias ligadas ao transporte; conformando em cada caso uma solução tecnológica à medida das necessidades do cliente.
Por que o tacografo FMD-1000 da Ful-Mar é considerado o mais inovador do mercado?
Atualmente, o tacografo FMD-1000 Ful-Mar é o computador de bordo mais inovador do mercado de transporte, porque foi pensado, desenhado, desenvolvido e posto em funcionamento baseado no conceito de “solução tecnológica”, pondo a tecnologia ao serviço das pessoas, interpretando as necessidades implícitas de nossos clientes, adiantando-nos na prevenção dos problemas latentes na área do transporte.

Essa qualidade de “Inovação” própria do tacografo FMD-1000 se manifesta mediante suas características diferenciais. As mais destacadas são: seu ótimo desenho e boa qualidade de uso; a tecnologia de vanguarda aplicada no seu desenvolvimento; a integralidade informativa que permite guardar, proteger e acessar a informação de maneira confiável e integral e, finalmente, sua versatilidade legal e técnica, cumprindo com os requerimentos legais de quase todos os países do mundo. Além do mais, suas características lhe permitem adaptar-se, através de diversos dispositivos complementares às necessidades técnicas específicas que requer cada cliente.
O tacografo Ful-Mar FMD-1000 vai incorporado no veículo. Como se descarrega e lê a informação disponível?
Descarregar e ler a informação do tacografo FMD-1000 é muito simples. O sistema tem vários métodos para fazê-lo.

O dono do veículo pode ver online a informação do tacografo, diretamente desde seu escritório ou a sua casa através do seu PC ou seu notebook conectado a Internet, onde poderá ver a localização do veículo, seu posicionamento, o que está acontecendo com ele e toda a informação que o tacografo for registrando.

Outro modo é descarregar e ler a informação quando o veículo chega ao destino, através de um cartão de SD-Card (que é semelhante aos cartões que levam as câmeras de fotos) com o qual se efetua a descarga de informação automaticamente. Além disso, o tacografo incorpora Bluetooth para realizar a descarga da informação.

Por outra parte, o tacografo tem um display onde a autoridade de fiscalização (por exemplo, Gendarmería – equivalente à Polícia de Fronteiras ou à Polícia Rodoviária Federal do Brasil), pressionando um botão ou opção, obtém graficamente a informação que brinda o tacografo. Neste caso, também outra forma de obter e ler a informação do tacografo é mediante o ticket com o gráfico respectivo (que antes víamos em um disco) que se imprime e põe à disposição da autoridade de fiscalização.
Como se garante que os dados do tacografo Ful-Mar FMD-1000 não foram modificados ou hackeados?
O tacografo FMD-1000 é muito avançado no que refere-se à segurança da informação; além disso, é importante destacar que esta característica é própria de todos os tacografos que a Ful-Mar oferece.

Através da aplicação de tecnologia de última geração e de sistemas de memória protegidos, é quase impossível adulterar a informação que contém um tacografo Ful-Mar.

Atualmente, o tacografo é uma unidade de registro digital; essa atividade de registro da informação é feita por um computador de bordo com um processador onde a informação se armazena em uma memória digital e fica resguardada dentro dessa memória de alta segurança; e só disponível para a empresa que faz o controle e a gestão da sua frota de veículos ou, no caso de controle de trânsito, para a Polícia Rodoviária ou a autoridade competente de cada país para efetuar a fiscalização.

 

Se você não encontrou aqui a resposta a sua inquietude, faz favor contatenos e com gosto daremos resposta a sua consulta.

Recolher/Expandir
Boletim de Novidades
Inscreva-se aqui
Trabalhar na
Ful-Mar
Envie o seu currículo
Se você está interessado em trabalhar na Ful-Mar S.A., ingresse seus dados e envie seu currículo.
Envie o seu currículo
Tener un Sitio.com - Desenho Web
Siga-nos no:Siga-nos no FacebookSiga-nos no TwitterSiga-nos no YouTube
Copyright © 2008 - 2020 • Ful-Mar S.A. • Todos os Direitos Reservados
Av. Eva Peron 5327 • Ciudad de Buenos Aires • Argentina
Tel.: +54 11 4684-0200 y rotativas • info@ful-mar.net • www.ful-mar.net

Desenhado e Produzido por Tener un Sitio.com