Suporte Técnico

FAQs sobre Taxímetros

Nesta seção, apresentamos-lhe as perguntas sobre Taxímetros.

 

Taxímetros

Para conhecer as respostas, faz favor faça click sobre a cada uma das perguntas.

 

É necessário que os taximetros estejam homologados na Argentina?
Sim, na Argentina a lei exige que estejam homologados.

De acordo com o ART. 4 da resolução 169/2001 de Metrologia Legal, os taximetros que não possuam a homologação poderão utilizar-se unicamente até 31 de dezembro de 2010. Todos os Taximetros Ful-Mar estão aprovados por Metrologia Legal (Nº DNCI 59/2007).

A seguir, transcrevem-se os textos da Resolução:

Artigo 1º - Os instrumentos de medição baseados no tempo e na distância chamados “Taximetros” destinados a equipar veículos de aluguel, que se fabriquem ou comercializem no país, deverão cumprir com a regulamentação metrológica e técnica do Anexo da Resolução GMC Nº 15/01.

Artigo 3º - Os fabricantes, importadores, vendedores, representantes e técnicos de serviço técnico de taximetros de modelo aprovado, estão autorizados até 1 de Março de 2003, a comercializar os instrumentos de medição regulamentados conforme as disposições que se derogam pelo Artigo 5º da presente.

Artigo 4º - Os usuários dos Taximetros estão autorizados até 31 de Dezembro do ano 2010 a utilizar os instrumentos de medição regulamentados conforme as disposições que se derogam pelo artigo 5º da presente Resolução.
Os taximetros Ful-Mar estão homologados na Argentina? Desde quando estão homologados e por quê?
Todos os taxímetros Ful-Mar encontram-se aprovados por Metrologia Legal (No. DNCI 59/2007).
Além de tudo, os taxímetros Ful-Mar foram os primeiros a serem homologados em março de 2007, 2 anos antes que o resto dos nossos concorrentes.

O motivo de ter submetido tão cedo o taximetro à homologação na Argentina é a própria política de qualidade da Ful-Mar que se baseia na melhora contínua dos seus produtos, aliás, a empresa sempre vai além das exigências legais de seu país de origem.
Além do mais, os requisitos exigidos pelo MERCOSUL e a União Europeia são sempre muito relevantes para a Ful-Mar, pois seu objetivo é que seus produtos tenham uma presença consolidada em todo o continente americano e, depois disso, no mundo todo.
Em que outro país está homologado o taximetro Tango XP da Ful-Mar?
A Ful-Mar, junto a seu distribuidor local Servifast já homologou seu Sistema Taximetro Tango XP com GPS Online no Equador (incluindo o sistema de despachos de viagens online) perante a Comissão Nacional de Terrestre, Trânsito e Segurança Vial (CNTTTSV), que autoriza a comercialização dos sistemas a serem usados pelas empresas e cooperativas de Táxis Executivos no Equador.
Que estabelecem o MERCOSUL e a União Europeia em matéria de homologação de modelos de taximetro?
O MERCOSUL tem estabelecido que as aprovações de modelos de taximetro e as verificações primitivas efetuadas em um país que faça parte do MERCOSUL, cumprindo com o estabelecido pelo regulamento sancionado ("Regulamento Técnico do MERCOSUL para Taximetros" - Resolução 15/2001-GMC), serão aceitas pelos Estados Partes, sempre que as identificações exigidas estiverem na língua do país ao qual o taximetro se destina.

Além do mais, a União Europeia estabelece na Disposição 2004/22/CE do Conselho quais são os procedimentos de aprovação do modelo e da primeira verificação do taximetro. Além disso, deverão cumprir com os requisitos técnicos de fabricação e funcionamento que deverão cumprir os modelos de taximetro para poder ser importados, comercializados e utilizados livremente nessa região, depois de submetidos aos controles e possuir as identificações exigidas.
Que organismo é o encarregado na Argentina da aprovação dos modelos de taximetro? Em que consiste a aprovação?
Para evitar serem surpreendidos por aprovações ou homologações que não são autênticas, é importante levar em consideração que, o encarregado na Argentina da aprovação dos modelos de taximetro é o Programa de Metrologia Legal dependente do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), verificando que cumpram estritamente com a normativa vigente, tais como a Lei 19.511 e demais resoluções. Este Programa regula as empresas que fabricam elementos de medição como o taximetro.

Todos os Taximetros Ful-Mar encontram-se aprovados por Metrologia Legal (Nro. DNCI 59/2007). O controle metrológico do órgão compreende o programa de aprovação, em que se submete o taximetro a exigentes provas e testes para verificar que cumpra com os requisitos e seja adequado para o uso, de maneira tal que brinde resultados de medição confiáveis em condições de uso muito variadas.
O taximetro Tango XP da Ful-Mar conta com uma impressora? Se for desse jeito, quais são as vantagens comparativas dessa impressora?
Sim, o taximetro Tango XP possui uma impressora de alta velocidade que, por suas características, permite economizar 40 % de papel.

Além do mais, esta impressora permite imprimir tickets claros e precisos com diferentes tipos de dados, por exemplo, dos últimos 31 dias de arrecadação, do total por motoristas, da arrecadação parcial, dos últimos 5 minutos de velocidade e de outros dados registrados.
Tem garantia o taximetro Tango XP da Ful-Mar?
Sim, o taximetro Tango XP da Ful-Mar tem um ano de garantia incluindo a impressora.

Também essa garantia do taximetro conta com o aval da marca Ful-Mar; sendo isso que o comprador deve priorizar na hora de tomar a decisão da compra, que a empresa desenha e fabrica taximetros ininterruptamente desde o ano 1963, o que não é um dado menor em um país como a Argentina que tem atravessado várias crises econômicas.

Por outra parte, todos os processos da empresa, entre eles os de desenho e produção, estão certificados sob normas de qualidade ISO, com todas as vantagens que isso implica.
Tanto os passageiros como o mercado do transporte, atualmente exigem um maior controle sobre as frotas de táxis. Que oferece a Ful-Mar às empresas e motoristas de táxis em relação ao controle de suas frotas?
Para ajudar os taxistas a obter um maior controle de seus veículos, o taximetro Tango XP da Ful-Mar pode combinar-se com o rastreador AVL que a empresa fabrica, transformando o taximetro em um computador de bordo que permite o controle integral da frota de táxis, incluso em tempo real.

Ao combinar-se deste modo, o taximetro da Ful-Mar cumpre com as seguintes finalidades:

- Controlar a arrecadação, evitando fraudes.
- Entregar recibos ao passageiro, mediante uma impressora ultrarrápida.
- Registrar a velocidade dos últimos 5 minutos do percurso do veículo, com detalhes segundo a segundo, o que no caso de acontecer um acidente resulta de enorme importância.
- Realizar o monitoramento da frota de táxis via GPS, permitindo conhecer o posicionamento geográfico e outras variáveis do veículo e do motorista, incluso em tempo real.
- Enviar mensagens de texto e e-mails, mediante comunicação GSM/ GPRS, gerando diferentes tipos de alertas e avisos, em tempo real.
- Determinar a presença de passageiros automaticamente, mediante sensores.
- Daqui a pouco, o taximetro permitirá o pagamento através de cartão de crédito.

 

Se você não encontrou aqui a resposta a sua inquietude, faz favor contatenos e com gosto daremos resposta a sua consulta.

Recolher/Expandir
Boletim de Novidades
Inscreva-se aqui
Trabalhar na
Ful-Mar
Envie o seu currículo
Se você está interessado em trabalhar na Ful-Mar S.A., ingresse seus dados e envie seu currículo.
Envie o seu currículo
Tener un Sitio.com - Desenho Web
Siga-nos no:Siga-nos no FacebookSiga-nos no TwitterSiga-nos no YouTube
Copyright © 2008 - 2020 • Ful-Mar S.A. • Todos os Direitos Reservados
Av. Eva Peron 5327 • Ciudad de Buenos Aires • Argentina
Tel.: +54 11 4684-0200 y rotativas • info@ful-mar.net • www.ful-mar.net

Desenhado e Produzido por Tener un Sitio.com