Suporte Técnico

FAQs sobre Rastreadores GPS-AVL

Nesta seção, apresentamos-lhe as perguntas sobre Rastreadores GPS-AVL.

 

Rastreadores GPS-AVL

Para conhecer as respostas, faz favor faça click sobre a cada uma das perguntas.

 

Que significa GPS?
GPS (Global Positioning System) ou Sistema de Posicionamento Global é um sistema global de navegação por satélite que permite determinar a posição de um veículo, uma pessoa ou outro objeto no mundo todo, com uma precisão de até uns poucos metros. O GPS funciona mediante uma rede de 27 satélites com trajetórias sincronizadas para cobrir toda a superfície da Terra.

Quando se deseja determinar a posição de um veículo ou outro elemento, o receptor GPS (rastreador) que se utiliza localiza automaticamente, no mínimo, três satélites da rede, dos que recebe sinais. Com base nestes sinais, este dispositivo sincroniza o relógio do GPS e calcula a demora dos sinais; ou seja, a distância ao satélite. Por "triangulação" calcula a posição em que este se encontra.

A triangulação no caso do GPS baseia-se em determinar a distância de cada satélite em relação ao ponto de medição. Conhecidas as distâncias, o rastreador determina a própria posição relativa em relação aos três satélites. Conhecendo as coordenadas ou posicionamento de cada um deles pelo sinal que emitem, o rastreador GPS obtém o posicionamento absoluto ou coordenadas reais do ponto de medição.
Que significa AVL?
Alguns celulares podem vincular-se a um receptor GPS (rastreador) desenhado para tal fim. Podem ser módulos independentes do telefone que se comunicam via Bluetooth ou pode estar montado no mesmo terminal móvel; e que lhe proporcionam os dados de posicionamento que são interpretados por um programa de navegação.

Uma das aplicações mais interessantes dessa vinculação é a Localização Automática de Veículos (AVL), conhecida também como sistema de Rastreamento Veicular Automatizado (RVA), que permite a localização remota de veículos em tempo real baseando-se precisamente no uso de um GPS e de um sistema de transmissão (modem sem fio)

Os sistemas em linha se apoiam sempre na transmissão sem fio de dados, mediante Bluetooth, satélites ou celulares, a que permite ter uma comunicação em tempo real do que acontece no veículo.
Como nasceram e se desenvolveram os rastreadores veiculares?
Os rastreadores veiculares surgiram da integração de três tecnologias pré-existentes: a do GPS, a cartografia digital e as comunicações sem fio; tecnologias que contavam com vários anos de existência ao momento de sua integração.
Os fatos concretos que permitiram o nascimento dos rastreadores veiculares foram: a disponibilidade de receptores GPS e a proliferação de software de tratamento de cartografia. A estes dois fatos, somou-se a rápida evolução do setor das comunicações, que permitiu contar com telefonia celular digital para efetuar ligações de longa distância a baixo custo relativo.

O grande desenvolvimento que depois conseguiram os rastreadores veiculares baseou-se principalmente nas inovações no componente hardware do GPS, que produziram e continuarão produzindo avanços, que provocarão constantemente novas aplicações.
Ao referir-se aos rastreadores Ful-Mar, é mais adequado dizer rastreadores GPS ou rastreadores AVL?
Hoje em dia, quando as pessoas falam de “GPS” na verdade estão pensando em “AVL” já que, por regra geral, estão se referindo à transmissão dos dados de posicionamento de um veículo em direção a um lugar remoto, o que é próprio e característico da tecnologia AVL.

Por isso, mesmo que em um sentido estritamente tecnológico “GPS” e “AVL” não sejam o mesmo, a Ful-Mar utiliza indistintamente os termos rastreadores GPS e rastreadores AVL para referir-se a seus rastreadores e sua função de rastreador remoto, alinhando-se à linguagem coloquial utilizada pelo público.

Desde um ponto de vista estritamente técnico, os rastreadores da Ful-Mar são consequência da aplicação de tecnologia AVL e fazem parte dos chamados sistemas em linha. Apoiam-se na transmissão sem fio de dados, a qual dá como vantagem uma grande mobilidade permitindo uma comunicação em tempo real do que acontece no veículo.
Em que consistem os rastreadores Ful-Mar?
Os rastreadores Ful-Mar são o resultado da combinação de um dispositivo GPS e um comunicador que utiliza a telefonia celular, obtendo menor custo e maior cobertura mediante mensagens SMS, através do sistema GSM/ GPRS.

Nossos rastreadores são um eficaz meio para determinar o posicionamento geográfico dos veículos, outras variáveis das unidades e da condução; e transmitir essa informação a um ponto onde possa ser utilizada e explorada por sua empresa para múltiplas funções que garantam melhor gestão e controle da sua frota de veículos.

Além disso, os rastreadores Ful-Mar são recursos que podem se utilizar tanto na gestão de frotas de transporte como nos sistemas de transporte público, na utilização de veículos de emergência e em outros usos, sobretudo se são integrados com outras aplicações ou serviços vinculados a sistemas, tais como centrais de monitoramento, sistemas de despacho, call centers, etc.
Que benefícios concretos podem proporcionar a minha empresa os rastreadores Ful-Mar?
Em muitos casos, os benefícios dos rastreadores Ful-Mar dependerão das próprias necessidades de cada cliente e das características de sua empresa, de maneira que podem gerar-se diferentes tipos de soluções, combinando nossos rastreadores com alguns de nossos dispositivos de hardware e com o software de gestão.

Alguns dos benefícios mais comuns que podem dar os rastreadores Ful-Mar são os seguintes:

Otimização do Serviço aos seus Clientes
Nossos rastreadores permitem reduzir tempos de entrega e oferecer melhores serviços aos seus clientes, já que mediante a coleta e a análise de dados tais como: a velocidade com que os veículos circulam, o tempo e lugar em que se localizam, os bloqueios e demoras aos que poderiam submeter-se e outros dados como contar com rotas planejadas.

Além do mais, nossos rastreadores lhe permitirão otimizar a cadeia de fornecimento, permitindo por sua vez, controlar tempos e movimentos dos caminhões, fazer um levantamento de tempos de transporte e marcar rotas definidas, evitando perdas de tempo.

Controle e Melhora da Segurança
Outro benefício dos rastreadores Ful-Mar é dar maior segurança ao veículo, ao motorista e à carga transportada, já que permite, por exemplo, programar o botão de pânico, violação de GPS, abertura de portas, desconexões de GPS e, além disso, todos os dados ligados à segurança vial, que atualmente são muito relevantes em matéria da integridade pessoal e patrimonial.

Redução de Custos – Manutenção
Os rastreadores Ful-Mar ajudam a reduzir custos, já que permitem obter informação de quanto acelera ou freia o motorista, conhecer a quantidade de combustível que consome o veículo e calcular o desgaste das peças do veículo ou do motor, segundo sua combinação. Além de tudo, essa informação lhe servirá para efetuar manutenção de tipo preventivo e para programar adequadamente a manutenção corretiva e, em consequência, reduzir seus custos.
Qual é a vinculação entre os rastreadores Ful-Mar e o rastreamento satelital?
O serviço de rastreamento satelital lhe permitirá efetuar o monitoramento em tempo real dos veículos de sua frota onde estão instalados nossos rastreadores, já que você e o pessoal de sua empresa poderão visualizar os mapas digitalizados e ver os dados através do seu PC ou seu notebook de qualquer lugar que tenha acesso a Internet.

Graças aos rastreadores Ful-Mar, sua empresa poderá contar com informação detalhada de seus veículos tais como: velocidades, distância percorrida, tempos de operação, posicionamento atual e outros dados; melhorando a produtividade, reduzindo custos e otimizando a segurança.
Qual é a relação entre os rastreadores Ful-Mar e a gestão de frotas de veículos?
A partir da informação brindada pelos rastreadores Ful-Mar, podem gerar-se relatórios que permitem criar estatísticas, históricos, cronogramas de manutenção ou outras ferramentas; adotando diferentes tipos de soluções segundo as necessidades específicas do cliente.

Exemplo: com a conexão do rastreador com o tacografo digital pode conhecer-se em tempo real as novidades que o tacografo registra e avaliar seus motoristas à distância e o momento em que acontece algum episódio, como também obter relatórios e alertas.

Aliás, graças a nossos rastreadores pode ver-se em tempo real o posicionamento dos veículos e outras variáveis vinculadas aos mesmos. Também, podem consultar-se via Internet mapas dinâmicos que dão informação sobre rotas mais convenientes, riscos potenciais e outros dados e informação de interesse. Desse modo, recebe-se informação muito importante para a tomada de decisões sobre a segurança e a logística da sua frota.
Os rastreadores Ful-Mar têm garantia?
Sim, os rastreadores Ful-Mar têm garantia de um ano por falhas de fabricação.

Além disso, essa garantia conta com o aval Ful-Mar, uma empresa com mais de 45 anos no mercado de tecnologias para o transporte, cujos processos de gestão, incluídos o de desenho e produção, estão certificados sob normas de qualidade ISO.
O modelo de rastreador AVL DX-03 da Ful-Mar está homologado?
O modelo de rastreador AVL DX-03 da Ful-Mar está homologado pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil e pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Vial)".
Que eventos podem programar-se para o rastreador AVL DX-03 da Ful-Mar?
Mediante o software Ful-Mar AVL-NET é possível programar diferentes acontecimentos para serem cobertos pelo rastreador AVL DX-03, entre eles: botão de pânico, violação de GPS, abertura de portas, desconexões de GPS, temperatura, RPM, excessos de velocidade diferenciados por geocercas e outros acontecimentos relevantes.
Quais são as características tecnológicas mais destacadas do rastreador AVL DX-03?
O rastreador AVL DX-03 conta com um MODEM Motorola G30, GPS Ublox , acelerômetro 3D e bateria Li-Ion interna de Back-up, que proporciona mais de 3 horas de autonomia.

Além disso, sua memória interna lhe permite armazenar as novidades acontecidas caso não conte com cobertura de GPRS, para depois ser enviados no momento de recuperar o sinal.

Mesmo assim, este rastreador possui cobertura total, pois conta com até duas prestatárias de GSM/ GPRS e opcionalmente, possui comunicação satelital para ser utilizada quando não tem cobertura GPRS.

 

Se você não encontrou aqui a resposta a sua inquietude, faz favor contatenos e com gosto daremos resposta a sua consulta.

Recolher/Expandir
Boletim de Novidades
Inscreva-se aqui
Trabalhar na
Ful-Mar
Envie o seu currículo
Se você está interessado em trabalhar na Ful-Mar S.A., ingresse seus dados e envie seu currículo.
Envie o seu currículo
Tener un Sitio.com - Desenho Web
Siga-nos no:Siga-nos no FacebookSiga-nos no TwitterSiga-nos no YouTube
Copyright © 2008 - 2020 • Ful-Mar S.A. • Todos os Direitos Reservados
Av. Eva Peron 5327 • Ciudad de Buenos Aires • Argentina
Tel.: +54 11 4684-0200 y rotativas • info@ful-mar.net • www.ful-mar.net

Desenhado e Produzido por Tener un Sitio.com