Suporte Técnico

Tacografo Digital... A Segurança Inteligente

O tacografo digital é considerado o melhor representante da segurança inteligente no transporte. Conheça as novas tendências sobre o tacografo digital no mundo, os benefícios que brinda às empresas de transporte, sua importância na segurança vial-laboral e, finalmente, a vinculação do tacógrafo digital com os Sistemas Inteligentes de Transporte.

 

 

O Tacografo Digital. Tendências no Mundo

 

Tacógrafo Digital Ful-Mar

Tagógrafo Digital
Ful-Mar

No âmbito da União Europeia, desde 1 de janeiro de 2006 todos os veículos de nova inscrição de transporte de mercadorias de mais de 3.500 K. de massa máxima autorizada e de transporte de passageiros de mais de 9 lugares incluído o condutor, estão obrigados a incorporar o tacografo digital. Nos Estados Unidos da América, Canadá, Japão, China e outros países regem normas semelhantes.

 

Os tacógrafos vinham sendo regulados há mais de 20 anos pela legislação da Comunidade Europeia, com o objetivo de melhorar a segurança vial e laboral. Durante esse tempo, o tacografo foi evoluindo desde as primeiras unidades mecânicas até as mais novas, mas em alguma medida todas foram susceptíveis à manipulação por parte dos usuários.

 

Preocupada por essas debilidades do tacógrafo analógico, a União Europeia, iniciou as especificações de um novo sistema de gravação de dados das atividades de veículos e condutores, o que levou finalmente à implantação do tacografo digital no ano 2006.

 

A implantação do tacografo digital traz consigo a introdução da eletrônica: o chip e os suportes informáticos substituem os discos.

O tacografo digital permite controlar todos os condutores que utilizem o veículo e, também, as pessoas que tenham acesso ao aparelho, sejam inspetores ou agentes policiais que recolham dados ou técnicos que revisem ou consertem os mesmos.

 

Na Argentina no ano de 1992, o Poder Executivo Nacional dispôs uma série de medidas relacionadas com as condições de segurança no transporte de passageiros e de materiais e resíduos perigosos.

 

Em tal sentido determinou que os veículos destinados ao transporte de passageiros e de materiais e resíduos perigosos, com exceção dos utilizados no transporte urbano de passageiros, devem contabilizarr os efeitos do controle, a investigação de acidentes e outros fins preventivos, com um dispositivo ou elemento que registre sobre um documento durável a velocidade, distância, tempo e outras variáveis relacionadas com o comportamento da unidade, permitindo sua leitura instantânea em qualquer lugar.

 

A Secretaria de Transporte estabeleceu mediante a resolução 135/94 as prestações mínimas obrigatórias e o sistema de leitura uniforme com o que deverão cumprir os dispositivos de controle para a fiscalização e a prevenção de acidentes.

 

 

El Tacografo Digital. Beneficios para as Empresas de Transporte

 

Frota de camiones

Obviamente, a segurança vial e laboral que promove o tacografo digital não resulta um obstáculo para obter eficiência no transporte de mercadorias e pessoas, nem para obter uma redução na estrutura dos custos das empresas. Pelo contrário, todos estes aspectos se conectam em absoluta harmonia com o uso dos tacografos digitais.

 

A implantação do tacografo digital supõe uma série de benefícios concretos para as empresas transportadoras e suas frotas de veículos, entre elas:

 

  • Redução de acidentes viais e de suas consequências frente a terceiros.
  • Redução de primas de seguro.
  • Redução de consumo de combustível.
  • Evita o desgaste prematuro do motor e dos freios.
  • Evita o desvio de rotas.
  • Ajuda na segurança do condutor.
  • Conectando-o aos localizadores AVL permite ver em tempo real a posição e todas as variáveis dos veículos e sua condução.
  • Facilita o cumprimento das normas vigentes, evitando punições e multas.

 

 

O Tacografo Digital e a Segurança Vial e Laboral

 

A acidentologia vem demonstrando que os dois campos de maior produção de sinistros, tanto em frequência como em intensidade de consequências, são os acidentes de trânsito e os acidentes de trabalho, em cujas investigações vêm se apreciando um âmbito comum altamente significativo no que se pode denominar "acidentes de trabalho de trânsito" (versão laboral) ou "acidentes de trânsito em um contexto sócio-laboral" (versão trânsito).

 

A introdução do tacografo digital supõe uma série de benefícios que resultam em uma melhora da segurança vial, assim como das condições laborais dos condutores, entre elas:

 

  • Impossibilidade de manipulação dos tacografos digitais.
  • Garantia na fiabilidade dos dados registrados. Os dados registrados no tacografo digital são mais fidedignos e estão melhor protegidos contra as falsificações.
  • Maior eficácia no controle.
  • Aumento no respeito das normas que regulam os tempos de condução e descanso.
  • Permite armazenar dados sobre a atividade do condutor durante um período de 365 dias, podendo se fazer um seguimento cronológico da atividade efetuada pelo veículo no último ano, e identificar os condutores que o utilizaram.
  • Permite imprimir e transferir a informação armazenada.
  • Detecta e registra incidentes e falhas, enquanto realiza um autodiagnóstico e comprovações automáticas de seu funcionamento.
  • Realiza advertências quando o condutor não efetua as interrupções regulamentadas para o descanso.

 

 

O Tacografo Digital e os Sistemas Inteligentes de Transporte

 

O tacografo digital faz parte do que atualmente denominam-se Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS). Quando mencionamos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) estamos falando concretamente de inovação, já que sem as Novas Tecnologias estes sistemas não poderiam existir.

 

Estes Sistemas podem ter diversas finalidades, uma delas é a gestão e o controle integral de uma frota de transporte.

 

Vejamos um exemplo.

 

Tacografo Digital e Localizador AVL

 

Rastreador AVL Ful-Mar

O localizador AVL (sigla em inglês que significa Localização Automática de Veículos) é o resultado da combinação de um aparelho GPS e um comunicador que utiliza a telefonia celular, conseguindo menor custo e maior cobertura mediante mensagens SMS, pelo sistema GSM/ GPRS.

 

O AVL é uma das aplicações da tecnologia GPS e é o meio para determinar a posição geográfica de um veículo e transmitir esta informação a um ponto onde possa ser utilizada e explorada.

 

Tem a capacidade de identificar um ponto geográfico e relacioná-lo com as unidades ou móveis mais próximos, encurtando o tempo de resposta e aumentando portanto a eficiência. Graças a esta tecnologia, as empresas podem controlar, sem recorrer a terceiros, a localização exata de cada veículo em tempo real.

 

Com a conexão do tacografo digital a um dispositivo ou localizador AVL se podem conhecer em tempo real os acontecimentos que o tacografo registra e avaliar seus motoristas à distância e no momento em que ocorre a fato, mas também obter relatórios e alertas.

 

Além disso, pode ver-se em tempo real a posição e outras outras variáveis ligadas ao veículo. Também, podem consultar-se via Internet mapas dinâmicos digitais que fornecem informação vital sobre riscos potenciais, rodovias mais convenientes e outros dados e informação de interesse.

 

Vantagens dessa combinação

 

  • Diminuição drástica de tempos de resposta de um veículo para uma direção determinada.
  • Uso correto do veículo.
  • Eliminação de manobras desnecessárias.
  • Progresso do trabalho predeterminado.
  • Recuperação de veículos.
  • Eliminação de usos não autorizados dos veículos.
  • Economia nas ligações telefônicas para saber onde se localizam as unidades.
  • Melhora dos processos operativos e, por isso, obtenção de melhores lucros.
  • Administração da frota desde um telefone celular BlackBerry e o novo iPhone.
  • Tomar decisões informadas em caso de imprevistos e contratempos (roturas, acidentes, mudanças de itinerários, etc.)
  • Otimização da qualidade no serviço de transporte.

 

 

Se quiser conhecer mais sobre o tacografo digital Ful-Mar, convidamo-lo a entrar em contato com nosso Departamento Técnico.

 

Veja também:

 

Tacografo Digital DG-512 XP

Tacografo Digital y localizador AVL

Tacografo Digital y Administrador de dados

Recolher/Expandir
Boletim de Novidades
Inscreva-se aqui
Centro de Descargas
Atualizações?
Descarregue aqui drivers, manuais e novas versões de software para os seus aparelhos.
Ir al Centro de Descargas
Trabalhar na
Ful-Mar
Envie o seu currículo
Se você está interessado em trabalhar na Ful-Mar S.A., ingresse seus dados e envie seu currículo.
Envie o seu currículo
Tener un Sitio.com - Desenho Web
Siga-nos no:Siga-nos no FacebookSiga-nos no TwitterSiga-nos no YouTube
Copyright © 2008 - 2020 • Ful-Mar S.A. • Todos os Direitos Reservados
Av. Eva Peron 5327 • Ciudad de Buenos Aires • Argentina
Tel.: +54 11 4684-0200 y rotativas • info@ful-mar.net • www.ful-mar.net

Desenhado e Produzido por Tener un Sitio.com